Sempre podemos fazer um desenho completamente “do nada”. Mas ao fazer um desenho sem qualquer planejamento, há uma grande possibilidade de não conseguirmos passar a mensagem que queremos com a clareza que gostaríamos. As referências visuais são excelentes para que o acabamento, proporções e detalhes importantes se façam convincentes, mas ainda mais valioso que uma referência sensacional para seu desenho é boa noção de composição, pois deixará tudo mais interessante. Porquê? Vamos lá:
Conseguiu ver algo de diferente? Não?!? Que tal olharmos então com um olhar um pouco mais cuidadoso, hein? 🙂
Vamos ver alguns tópicos que podem indicar um desenho planejado para ter uma composição bacana, pois vários elementos podem ajudar a valorizar seu desenho:
Exemplo 1 – A utilização dos terços (explorando a zona pesada e a zona leve do papel):
Exemplo 2 – Existem as chamadas proporções áureas. Que se encaixarmos os elementos em certos locais da área trabalhada faz com que haja a valorização dos elementos. Aqui abaixo, temos o exemplo de uma destas proporções:
Exemplo 3 – Elementos que direcionam o olhar do observador também podem ser uma grande ajuda. Podem fazer parde do cenário de formas sutis ou mais evidentes, mas são uma ótima opção quando se quer definir para onde você gostaria que o observador olhasse.
E aí, que tal olhar os desenhos e ilustrações com outros olhos e se perguntar o porquê de você os achar tão legais?!
Agora é a hora de deixar aqui seu comentário! Sugira um assunto, deixe sua opinião, e acima de tudo, desenhe bastante!
#dica #manga #composicao #casal #Blenda