5 Minutos na ‘Charlie Hebdo’

Era por volta das 11h30. Cerca de uma dúzia de jornalistas, incluindo os principais cartunistas do jornal, se juntou a ele para a reunião semanal regular para discutir os artigos que apareceriam na próxima edição na ‘Charlie Hebdo’. Seu diretor, Stéphane Charbonnier, constava de uma “lista de procurados” da Al Qaeda e está morto, ao lado de um dos mais conhecidos chargistas do mundo, Georges Wolinski, fuzilado aos 80 anos.

Era uma publicação já marcada havia tempos por seguidores do fanatismo islâmico. Em 2011, inclusive, um incêndio criminoso na sede, buscando punir os autores de algumas caricaturas do profeta.

A Redação não se intimidou. Ao contrário, seguidas edições se dedicaram a condenar, pelo sarcasmo, a violência dos fundamentalistas. Seu diretor, Stéphane Charbonnier (conhecido como Charb), estava em uma “lista de procurados” da Al Qaeda; e agora está morto, ao lado de um dos mais conhecidos chargistas do mundo, Georges Wolinski, fuzilado aos 80 anos.
Durou cinco longos minutos, e logo, o massacre na ‘Charlie Hebdo’ havia acabado… o atentado que resultou na morte de 12 pessoas, entre jornalistas, cartunistas e policiais, na sede do semanário satírico “Charlie Hebdo”, na manhã de quinta-feira, 7 de janeiro de 2015, em Paris foi um fato que repercutiu de forma a vários desenhistas e cartunistas fazerem suas homenagens.
Todos que querem lutar ou defender algo, utilizam as armas que escolhem. No caso, desenhistas e quadrinistas fizeram seu velar através de desenhos, charges e fotos com as Hashtags:
‪#‎WeaponsOfChoice‬ (marcando fotos com suas ‘armas’ : Lápis, borracha, pincél, etc)
‪#‎JeSuisCharlie e ‪#‎CharlieHebdo‬ (Seguido de desenhos ou charges sobre o massacre)
E aqui está o meu. Não só uma homenagem aos que morreram no massacre. Mas a todos que escolheram como arma para mudar o mundo, a arte.
E você, como encarou o que aconteceu? Como estes fatos te influenciam? Conta aí para mim, Deixa um comentário com sua opinião!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s